Warning: mysqli_real_connect(): Headers and client library minor version mismatch. Headers:50565 Library:50628 in /home/storage/e/f6/05/berthe2/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1753
Qual a diferença entre prestação alimentar em pecúnia e in natura? | Advogado - Atendimento Online – Alexandre Berthe

Advogado – Atendimento Online – Alexandre Berthe

Qual a diferença entre prestação alimentar em pecúnia e in natura?

Quando da fixação da pensão de alimentos (art.1.694 CC) a forma do seu pagamento efetivo é contida no termo judicial ou extrajudicial, quando a lei permitir, e o valor dos alimentos deverá corresponder o necessário para moradia, alimentação, educação, vestuário e condição social.

Outrossim, o anseio do legislador é de que as condições estipuladas no termo que fixou os alimentos prevaleçam inalteradas ao longo dos anos, excetuando quando vier a ocorrer mudança financeira de quem paga e de quem recebe a pensão os alimentos (art.1.699).

Dessa forma, até por ser contabilmente mais prático, é mais usual que exista a fixação dos alimentos com a indicação de valores que serão depositados ao necessitado, e a metodologia de atualização ao longo dos anos, ou a indicação de percentual de valores a ser retido diretamente do salário do devedor.

A realização dessa forma de pagamento de pensão, em que há o depósito de valores diretamente na conta do beneficiário é denominada pensão em pecúnia.

Porém, algumas decisões possibilitam que o devedor quite obrigações diretamente com o prestador de serviço, por exemplo, pagamento de boletos bancários de mensalidades escolares, contas de água, luz, plano de saúde, taxa condominial etc…, forma de pagamento que é denominada pensão in natura.

Há de se mencionar que algumas decisões mesclam ambas formas de pagamento com o crédito de valores – pecúnia e a quitação direta de obrigações – in natura.

Gostou? Envie suas sugestões e compartilhe!

Artigos Relacionados:
Cobrança de dívida condominial prescreve em cinco anos
Cobrança de dívida condominial prescreve em cinco anos

 A cobrança de cotas condominiais prescreve em cinco anos, a partir do vencimento de cada parcela. De acordo com a Read more

RADIOTERAPIA IMRT E O DIREITO DO CONSUMIDOR
RADIOTERAPIA IMRT E O DIREITO DO CONSUMIDOR

Em decorrência do serviço público de saúde precário, muitos brasileiros optam por possuir plano de saúde privado na esperança em Read more

Plano de saúde deve manter contrato de idoso
Plano de saúde deve manter contrato de idoso

Plano de saúde não pode rescindir contrato em razão de idade avançada dos segurados A Terceira Turma do Superior Tribunal Read more

Deixe um comentário

Fale Agora
1
Oi, 😉🔊🍀
Olá - Como podemos ajudar?